Detecção Precoce

 

Home page
Causas
Prevenção
Detecção Precoce
Diagnóstico
Tratamento
Progressão
Tipos de Cancro
Curiosidades
Comentários

 

- Como detectar um cancro  ?

- A detecção precoce do cancro significa uma série de exames que devem ser feitos para detectar a presença de tumores malignos no organismo. Esses exames devem ser feitos quando os sintomas ainda não se manifestam, de modo a que a probabilidade de cura seja elevada, uma vez que quando se detecta um cancro na sua fase inicial, este pode ser tratado antes de ocorrer a metastização, ou seja, a sua propagação a outras zonas do corpo.

- No entanto, os exames de detecção precoce apresentam um número elevado de resultados que indicam que um cancro está presente num organismo de um indivíduo, quando na verdade não está; mas, também podem ocorrer situações em que acontece o contrário, ou seja, os exames apontam para a ausência de um cancro e na verdade ele existe.

- De entre os exames de detecção precoce, os são feitos com mais frequência pelas pessoas do sexo feminino são o teste de Papanicolau, que detecta o cancro do útero e do colo do útero e a mamografia que examina o cancro da mama. A execução destes exames tem vindo a demonstrar resultados satisfatórios no que toca à redução da mortalidade, tanto pelo cancro do colo do útero, como pelo cancro da mama.

- No sexo masculino, o exame de detecção precoce mais frequente é a análise de antigénio prostático no sangue; quando os seus valores são elevados, indica que o indivíduo tem cancro da próstata, no entanto, esses valores também podem ser elevados em indivíduos que apresentem um tumor benigno na próstata. Assim, este é considerado um exame de resultados falsos negativos, uma vez que nem sempre sugere que o tumor seja maligno. Também é frequente a pesquisa de sangue oculto nas fezes; este teste não pode ser feito à vista desarmada, pelo que a amostra tem de ser analisada laboratorialmente. Se o exame for positivo e indicar a presença de sangue nas fezes, indica que se pode estar perante um tumor maligno.

- No entanto, existem exames de detecção precoce que podem ser realizados em casa. Nas mulheres, a realização, de preferência mensal, do auto-exame dos seios é essencial para a detecção do cancro da mama. No homem, um exame periódico aos testículos pode ajudá-lo a detectar o cancro testicular, que, quando detectado a tempo, tem grande hipóteses de cura.

    

Concelhos para a detecção precoce de um cancro

Procedimento

Assiduidade

  • Cancro do Pulmão

- Radiografia ao tórax;

- Não se recomenda a sistematização destes exames, uma vez que não se deve abusar dos raios-x, assim, estes exames devem ser feitos com um período de intervalo superior a um ano.

- Citologia da expectoração.

  • Cancro do Cólon e Recto

- Exame das fezes para detectar a presença de sangue oculto;

- Depois dos 50 anos deve ser feito anualmente;

- Toque rectal;

- Depois dos 40 anos deve ser feito anualmente;

- Sigmoidoscopia (exame que permite a visualização da mucosa do cólon e recto).

- Depois dos 50 anos deve ser realizado de três em três anos.

  • Cancro da Próstata

- Toque rectal;

- Devem ser realizados todos os anos após os 50 anos.

- Análise ao sangue para verificar o teor de antigénio específico prostático.

  • Cancro do Útero, colo do útero e dos ovários

- Exame da pelve;

- Deves ser realizado de três em três anos entre os 18 e os 40 anos; depois deve ser realizado anualmente;

- Teste de Papanicolau.

- Deve ser realizado anualmente entre os 18 e os 65 ano. Após a realização de três exames consecutivos negativos, este teste deve ser feito com menos frequência.

  • Cancro da Mama

- Auto-exame dos seios;

- Depois dos 18 anos deve ser feito mensalmente;

- Exame clínico dos seios;

- Entre os 18 e os 40 anos deve ser feito a cada três anos; depois deve ser feito anualmente,

- Mamografia.

- Deve ser feito a partir dos 35 anos, a cada dois anos; após os cinquenta anos, deve ser realizado anualmente.

 

Home page | Causas | Prevenção | Detecção Precoce | Diagnóstico | Tratamento | Progressão | Tipos de Cancro | Curiosidades | Comentários

Este site foi elaborado no âmbito da disciplina de Área de Projecto do 12º Ano.
Todos os dados aqui presentes são fruto de uma pesquisa executada com base em diversas fontes de informação.
Última actualização: 08/05/07.